Buscar
  • Laboratório BIOENG

Projetos de professores e alunos do IFSP SPO são selecionados no PIPE da FAPESP

Atualizado: 2 de Jan de 2019


Representante da FAPESP anuncia os selecionados para o PIPE 2018 .

No dia 07 de dezembro de 2018, a equipe do Laboratório BIOENG orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Bock, esteve presente no Cubo Itaú para o evento de anúncio dos projetos selecionados para receber o investimento da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) dentro do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).


No evento foram apresentado os selecionados, e dentre eles, estavam dois projetos diretamente relacionados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Paulo (IFSP SPO):


Projeto de implementação de controlador de motores elétricos sem Escovas, com o pesquisador associado prof. Dr. Tarcisio Leão, que busca a produção de circuito eletrônico de controle de motores elétricos sem escovas aplicados a Corações Artificiais para disponibilidade com mais baixo custo que as alternativas importadas para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde); e


Projeto de implementação de bomba centrífuga de suporte circulatório temporário pediátrico, com a pesquisadora responsável Eng. Me. Mariana Hernandes (Aluna formada no mestrado em Engenharia Mecânica do IFSP SPO), o coordenador técnico Prof. Te. Bruno Santos (Aluno regular do mestrado em Engenharia Mecânica e da graduação em Engenharia Eletrônica, formado em tecnologia em Automação Industrial pelo IFSP SPO), o CMO Eng. Me. Marcelo Barboza (Aluno formado no mestrado em Engenharia Mecânica pelo IFSP SPO) e os pesquisadores associados Prof. Dr. Eduardo Bock (Professor do setor da Mecânica e do mestrado em Engenharia Mecânica, e aluno formado em técnico em Mecânica pelo IFSP SPO) e Prof. Dr. Tarcisio Leão (Professor do setor da Elétrica, coordenador da graduação de Engenharia em Controle e Automação, e aluno formado em mestrado de Engenharia de Automação e Processos, especialização em Automação Industrial, tecnologia em Automação Industrial e técnico em Mecânica pelo IFSP SPO), que buscam a construção de um Dispositivo de Assistência Ventricular (DAV) centrífugo paracorpóreo de dimensões reduzidas para ser utilizado em crianças com insuficiência cardíaca grave. A justificativa é que atualmente, para tratamento de insuficiência cardíaca na comunidade pediátrica, o uso de DAVs permite ao paciente aguardar por um doador em condições clínicas satisfatórias (ponte para transplante) ou permite a manutenção do paciente durante um tratamento clínico para recuperação do seu próprio órgão (ponte para tratamento). Um dispositivo com tecnologia nacional permitirá maior aplicabilidade aos pacientes.


Os projetos serão realizados em parceria com o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) sob orientação do Prof. Dr. Aron Andrade.


Reunião particular com pesquisadores de projetos selecionados.

“O principal objetivo do Laboratório BIOENG é poder ajudar, por meio da nossa dedicação as centenas de pessoas que necessitam de uma solução nas listas de esperas de transplantes e morrem sem perspectivas" relatou Bruno Santos, e “Estamos entendendo cada vez mais como posicionar o IFSP SPO frente a essa possibilidade e as demandas crescentes da sociedade.” completou.


Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Aron Andrade, Eng. Me. Mariana Hernandes, Eng. Me. Marcelo Barboza, Prof. Dr. Tarcisio Leão, Prof. Te. Bruno Santos, Fernando Tadeu Ferreira e Prof. Dr. Eduardo Bock.


A FAPESP é uma instituição pública de fomento à pesquisa acadêmica ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do estado de São Paulo, e o seu programa PIPE apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo, sendo os objetivos:


  • Apoiar a pesquisa em ciência e tecnologia como instrumento para promover a inovação tecnológica, promover o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das pequenas empresas;

  • Incrementar a contribuição da pesquisa para o desenvolvimento econômico e social;

  • Induzir o aumento do investimento privado em pesquisa tecnológica;

  • Possibilitar que as empresas se associem a pesquisadores do ambiente acadêmico em projetos de pesquisa visando à inovação tecnológica; e

  • Contribuir para a formação e o desenvolvimento de núcleos de desenvolvimento tecnológico nas empresas e para o emprego de pesquisadores no mercado.


Resultado de convênio entre a FAPESP e o governo do Estado de São Paulo, o edital PIPE-Pitch Gov SP selecionou seis projetos na área de Saúde que propõem soluções para demandas de institutos públicos como o Adolfo Lutz, Pasteur, Lauro de Souza Lima, Butantan, entre outros. A lista de projetos selecionados está disponível no endereço http://www.fapesp.br/12091 .


Para mais informações sobre o Pitch Gov SP estão disponíveis em http://agencia.fapesp.br/26161/ .


Para mais informações sobre o evento estão disponíveis em http://www.fapesp.br/pipe/projetos_de_57_empresas_sao_selecionados_em_tres_editais_da_fapesp/74/

119 visualizações

+55 11 96182-7010

R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, 01109-010, Brasil

©2019 por Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais (BIOENG).