+55 11 96182-7010

R. Pedro Vicente, 625 - Canindé, São Paulo - SP, 01109-010, Brasil

©2019 por Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais (BIOENG).

PESQUISA

 Para mais informações sobre os projetos, entre em contato com os pesquisadores.

Bioengenharia e Biomateriais IFSP SPO

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação do IFSP em diversas áreas da bioengenharia e biomateriais. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de "iniciação") e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, e possivelmente algum centro de pesquisa financiador (FAPESP, por exemplo).


Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador. Um aspecto muito importante da iniciação científica é a formação no campo ético. Um treinamento ético responsável e consistente durante a iniciação científica é uma das maiores contribuições para a formação dos futuros cientistas e cidadãos.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MESTRADO

Engenharia Mecânica 

IFSP SPO

O curso tem por objetivo formar mestres em Engenharia Mecânica capazes de lidar com as técnicas utilizadas na mensuração, análise, tratamento e identificação de parâmetros e variáveis necessários para modelagem e desenvolvimento de materiais e processos de fabricação; propiciar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no setor empresarial propiciando a implantação e fomento de inovações tecnológicas, registro de marcas e patentes advindas da pesquisa aplicada; trazer benefícios aos docentes, pesquisadores e cursos do IFSP pela convivência e intercâmbio de ideias e conhecimentos de profissionais atuantes na empresas da região.

DOUTORADO

Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia USP-IDPC

O Curso de Doutorado é um instrumento acadêmico de Ciência e Tecnologia para desenvolvimento e bem-estar social. Para atender adequadamente a estes preceitos, o Curso vale-se da experiência, das conquistas e dos marcos inovadores e pioneiros do IDPC, nestes mais de 50 anos de atividade médica: 1) assistencial; 2) de ensino (Residência Médica desde 1959 com formação de mais de 1300 especialistas) e de pesquisa (89 teses de Doutorado defendidas na área médica e áreas afins.


Os objetivos deste Programa USP-IDPC são: Capacitar médicos com especialização na área Cardiovascular e bioengenheiros, físicos, matemáticos e tecnólogos com comprovada iniciação científica na referida área, para geração de conhecimentos, tecnologia e habilitação docente altamente qualificada, com a finalidade de responder à demanda por profissionais de elevado conhecimento nestes campos do saber; demanda esta manifesta tanto nos cursos de especialização e de mestrado, como nas políticas universitárias/acadêmicas e das Instituições Governamentais relacionadas à Saúde Pública.


Esta qualificação distingue-se daquela da especialização (que se constitui num pré-requisito), pela profundidade e pelo refinamento do cabedal de informações, tanto teóricas quanto práticas, tomando forma de uma habilitação para a busca de respostas inovadoras e criativas, aplicadas ao entendimento, à promoção e a recuperação da saúde cardiovascular. Portanto, a exigência deste curso sobrepuja à do curso de especialização ou de mestrado, no que concerne tanto à competência docente quanto ao desempenho discente, com um forte compromisso relacionado às novas linhas de pesquisa.